sexta-feira, 29 de junho de 2012

Série Diálogos


Identificação do Projeto
Título do Programa / Projeto: Série diálogos sobre Cultura Corporal e Educação
Coordenadora: Professora Ms Maria da Conceição dos Santos Costa 
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física
Curso: Licenciatura em Educação Física

PROJETO DE EXTENSÃO
SÉRIE DIÁLOGOS SOBRE CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO
Resumo
A presente proposta tem como objetivo propiciar momentos de formação inicial e continuada aos/as acadêmicos/as do Curso de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA/FEF/FAED, professores/as da rede pública estadual/municipal e comunidade em geral tendo em vista refletir, aprofundar e difundir o debate referente a temas que dialogam sobre a Educação e Cultura corporal.
Introdução
Aproximar o conhecimento que é construído na Universidade da sociedade é uma das tarefas sociais da Universidade pública para favorecer o desenvolvimento humano, científico-tecnológico em nossa sociedade de forma que transforme essa realidade.
Botomé (1996) salienta que a missão da universidade é produzir conhecimento e torná-lo acessível. Conhecimento que se aproxime e permita à sociedade agir melhor quando defrontada com problemas ou limitações impostos pela realidade, conhecimentos que contribuam com o desenvolvimento das práticas sociais.
Apresentamos a “Série Diálogos sobre Cultura Corporal e Educação” como uma das ações de extensão do Grupo LACOR/FEF para o ano de 2011/2012 apresentando o objetivo de refletir, aprofundar e difundir temas referentes ao diálogo da Educação e Cultura Corporal, juntamente com os/as acadêmicos/as do Curso de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA/FEF, professores/as da rede pública estadual/municipal e comunidade, no intuito de contribuir com a formação inicial e continuada dos agentes envolvidos, aproximando a Universidade da comunidade.
O Projeto “Série Diálogos sobre Cultura Corporal e Educação” foi incorporado nessa nova composição sendo organizado em duas frentes de trabalho: A primeira com a intenção de aproximar a Faculdade de Educação Física das redes de ensino municipal e estadual, contribuindo com a formação continuada de professores/as e a segunda na realização de ações articuladas ao ensino na perspectiva interdisciplinar no cotidiano do Curso.
Acreditamos que os momentos de debates sistematizados neste evento possam estimular os/as acadêmicos/as, professores/as e demais participantes a trabalhar coletivamente na perspectiva ação-reflexão-ação no contexto que atuam e que possam vir atuar, de forma crítica, participativa e coletiva, favorecendo o enfrentamento das situações cotidianas amazônidas na perspectiva de uma sociedade justa, sustentável e democrática.
Nessa perspectiva, assumimos aqui o entendimento de que a Educação Física se caracteriza historicamente pelo trabalho pedagógico, da docência no campo das práticas corporais, ou seja, a atividade pedagógica no trato com o conhecimento da cultura corporal (TAFFAREL, et al 2009)[1].  E que a Educação é o instrumento que contribui com a transformação social, com a formação humana, oferecendo elementos para a materialização de uma sociedade com sujeitos emancipados, críticos e autônomos de seus papéis sociais, políticos e culturais.
Justificativa
A realização da “Série Diálogos sobre Cultura Corporal e Educação” é uma das ações do LACOR/FEF, que ratifica o compromisso da FEF/ICED com a formação de acadêmicos/as e professores/as no município de Belém/PA e Estado do Pará. Articular Educação e Cultura Corporal aos Cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia, reafirma sua importância social por se tornar um espaço problematizador de discussões, reflexões, e possibilidades metodológicas que redimensionam a prática pedagógica de professores/as e acadêmicos/as dos dois Cursos na escola e sociedade, bem como revele um espaço para a construção de conhecimento, troca de idéias e experiências que possam subsidiar a formação de todos/as envolvidos neste processo.
Nessa perspectiva, entendemos que a cultura e a expressão corporal, são dimensões configurativas da sociedade, reúnem em torno de si aspectos da linguagem, conhecimento universal, patrimônio da humanidade que igualmente precisa ser transmitida e problematizada e, portanto, sua ausência de forma organizada pedagogicamente subtrai a oportunidade de que o “homem e a realidade sejam entendidos dentro de uma visão de totalidade” (SOARES et al., 1992). E que cultura é produto da relação do homem com a natureza, com seus semelhantes e consigo mesmo, portanto, construída social e historicamente ao longo da existência humana (TAFFAREL et al., 2005).
Ressalta-se que os princípios/valores aqui defendidos conjugam com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da FEF/ICED, este, voltado a formar um/a profissional capacitado teórica, técnica e politicamente, para atuação junto à sociedade no que tange a educação e a produção do conhecimento nas áreas das práticas de cultura corporal e corporeidade, através de uma postura crítica-construtiva comprometida com o processo de transformação social, guardando os princípios de justiça social, solidariedade, igualdade e humanidade. Reforçamos ainda a importância do curso de Educação Física ter como objeto de estudo a cultura corporal tendo como eixo articulador do conhecimento a prática social na realidade Amazônica.
E que esta iniciativa de extensão possa contribuir na consolidação da identidade do/a professor/a que está sendo formado/a sendo aliada na sólida formação teórica de base multidisciplinar e interdisciplinar na perspectiva da formação omnilateral e na unidade entre teoria/prática.
Este projeto apresenta uma possibilidade para pensar e materializar práticas integradoras dentro da Faculdade de Educação Física/ICED/UFPA, integrando o ensino, pesquisa e extensão nas suas ações formativas.
Objetivo geral
Propiciar momentos de formação inicial e continuada aos/as acadêmicos/as do Curso de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA/FEF/FAED, professores/as da rede pública estadual/municipal e comunidade em geral tendo em vista refletir, aprofundar e difundir o debate referente a temas que dialogam sobre a Educação e Cultura corporal.
Objetivos específicos
Fomentar momentos de debates e reflexões articulados ao ensino, pesquisa e extensão tendo como tema central a Educação e Cultura Corporal;
- Incentivar a vivência da reflexão e debate sobre as possibilidades pedagógicas no trato do conhecimento da Educação, Educação Física e Cultural corporal na comunidade discente e docente da UFPA e demais agentes envolvidos, através dos conhecimentos produzidos nas disciplinas do Curso;
- Ampliar a troca de experiência entre professores/as da rede pública estadual e municipal junto aos acadêmicos/as do município de Belém/PA, oportunizando um ponto de encontro entre acadêmicos/as das universidades e escolas locais, que dialogam sobre a perspectiva da formação de professores/as na Região Amazônica, estreitando o relacionamento entre acadêmicos/as da UFPA, professores/as e demais instituições.
- Aproximar o contato e troca de experiências entre os/as acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia – campus UFPA Guamá e acadêmicos/as do Parfor ligados ao programa de formação de professores/as em Educação Física.
- Socializar o conhecimento produzido através dos estudos realizados pelo coletivo de professores/as da FEF e FAED;
- Articular a parceria com a Universidade Federal do Amapá (Colegiado do Curso de Educação Física) tendo como instrumento de divulgação/socialização do conhecimento a Revista Online Educação Física do Norte para possíveis publicações dos debates / sistematizações das reflexões construídas/vivenciadas no Projeto.
Metodologia
Este projeto tem como abordagem metodológica os seguintes tempos pedagógicos:
- Organização, planejamento e estruturação do projeto e espaços onde acontecerão os momentos de diálogos.
- Aproximação do diálogo com as redes de ensino municipal e estadual para levantamento das temáticas, bem como organizar as ações articuladoras junto aos professores/as de Educação Física;
- Aproximação do coletivo de professores da FEF para ações articuladoras na perspectiva interdisciplinar junto aos temas desenvolvidos nas disciplinas semestrais.
A perspectiva deste trabalho envolve encontros presenciais internos e externos à Universidade, sendo a duração de cada encontro dialogada conforme a necessidade da temática e dos/as envolvidos/as, apresentando as seguintes estratégias de metodológicas: exposição dialogada, com palestras e/ou mesas redondas, jornadas pedagógicas, colóquios, abrangendo a vivência pedagógica dos debates, assistência à filmes, análises coletivas e individuais, realização de oficinas, mini-cursos, dentre outros.
Metas
- Alcançar a participação/envolvimento do quantitativo de 300 (duzentos e cinquenta) participantes, entre discentes, professores/as da rede pública estadual e municipal, docentes da UFPA e demais instituições locais.
- Sistematizar as palestras/mesas redondas/oficinas/mini-curso na perspectiva de organizar escriturações/filmagens dos/as palestrantes sobre os temas desenvolvidos nas séries, tendo como síntese do trabalho: organização de um livro sobre a experiência, publicações em revistas da área e/ou a criação de um DVD sobre a Série.




[1] TAFFAREL, C. et al. Formação de professores de educação física para a cidade e o campo. 2009. Disponível em http://www.rascunhodigital.faced.ufba.br/ver.php?idtexto=408 Acesso em 20 Jan 2011.

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