Identificação do Projeto
Título do Programa / Projeto: Série
diálogos sobre Cultura Corporal e Educação
Coordenadora: Professora Ms Maria da Conceição dos Santos
Costa
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física
Curso: Licenciatura em Educação Física
PROJETO DE
EXTENSÃO
SÉRIE DIÁLOGOS SOBRE CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO
Resumo
A presente proposta tem como
objetivo propiciar momentos de formação inicial e continuada aos/as
acadêmicos/as do Curso de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia da
Universidade Federal do Pará – UFPA/FEF/FAED, professores/as da rede pública
estadual/municipal e comunidade em geral tendo em vista refletir, aprofundar e
difundir o debate referente a temas que dialogam sobre a Educação e Cultura corporal.
Introdução
Aproximar o conhecimento que é
construído na Universidade da sociedade é uma das tarefas sociais da
Universidade pública para favorecer o desenvolvimento humano,
científico-tecnológico em nossa sociedade de forma que transforme essa realidade.
Botomé (1996) salienta que a
missão da universidade é produzir conhecimento e torná-lo acessível.
Conhecimento que se aproxime e permita à sociedade agir melhor quando
defrontada com problemas ou limitações impostos pela realidade, conhecimentos que
contribuam com o desenvolvimento das práticas sociais.
Apresentamos a “Série Diálogos
sobre Cultura Corporal e Educação” como uma das ações de extensão do Grupo
LACOR/FEF para o ano de 2011/2012 apresentando o objetivo de refletir,
aprofundar e difundir temas referentes ao diálogo da Educação e Cultura
Corporal, juntamente com os/as acadêmicos/as do Curso de Licenciatura em
Educação Física e Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA/FEF,
professores/as da rede pública estadual/municipal e comunidade, no intuito de
contribuir com a formação inicial e continuada dos agentes envolvidos,
aproximando a Universidade da comunidade.
O Projeto “Série Diálogos sobre
Cultura Corporal e Educação” foi incorporado nessa nova composição sendo
organizado em duas frentes de trabalho: A primeira com a intenção de aproximar
a Faculdade de Educação Física das redes de ensino municipal e estadual,
contribuindo com a formação continuada de professores/as e a segunda na
realização de ações articuladas ao ensino na perspectiva interdisciplinar no
cotidiano do Curso.
Acreditamos que os momentos de
debates sistematizados neste evento possam estimular os/as acadêmicos/as,
professores/as e demais participantes a trabalhar coletivamente na perspectiva
ação-reflexão-ação no contexto que atuam e que possam vir atuar, de forma
crítica, participativa e coletiva, favorecendo o enfrentamento das situações
cotidianas amazônidas na perspectiva de uma sociedade justa, sustentável e
democrática.
Nessa perspectiva, assumimos aqui
o entendimento de que a Educação Física se caracteriza historicamente pelo
trabalho pedagógico, da docência no campo das práticas corporais, ou seja, a
atividade pedagógica no trato com o conhecimento da cultura corporal (TAFFAREL,
et al 2009)[1]. E que a Educação é o instrumento que
contribui com a transformação social, com a formação humana, oferecendo
elementos para a materialização de uma sociedade com sujeitos emancipados,
críticos e autônomos de seus papéis sociais, políticos e culturais.
Justificativa
A realização da “Série Diálogos
sobre Cultura Corporal e Educação” é uma das ações do LACOR/FEF, que ratifica o
compromisso da FEF/ICED com a formação de acadêmicos/as e professores/as no
município de Belém/PA e Estado do Pará. Articular Educação e Cultura Corporal
aos Cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia, reafirma sua
importância social por se tornar um espaço problematizador de discussões,
reflexões, e possibilidades metodológicas que redimensionam a prática
pedagógica de professores/as e acadêmicos/as dos dois Cursos na escola e
sociedade, bem como revele um espaço para a construção de conhecimento, troca
de idéias e experiências que possam subsidiar a formação de todos/as envolvidos
neste processo.
Nessa perspectiva, entendemos que
a cultura e a expressão corporal, são dimensões configurativas da sociedade,
reúnem em torno de si aspectos da linguagem, conhecimento universal, patrimônio
da humanidade que igualmente precisa ser transmitida e problematizada e,
portanto, sua ausência de forma organizada pedagogicamente subtrai a
oportunidade de que o “homem e a realidade sejam entendidos dentro de uma visão
de totalidade” (SOARES et al., 1992). E que cultura é produto da relação do
homem com a natureza, com seus semelhantes e consigo mesmo, portanto,
construída social e historicamente ao longo da existência humana (TAFFAREL et
al., 2005).
Ressalta-se que os
princípios/valores aqui defendidos conjugam com o Projeto Político Pedagógico
do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da FEF/ICED, este, voltado a
formar um/a profissional capacitado teórica, técnica e politicamente, para
atuação junto à sociedade no que tange a educação e a produção do conhecimento
nas áreas das práticas de cultura corporal e corporeidade, através de uma
postura crítica-construtiva comprometida com o processo de transformação
social, guardando os princípios de justiça social, solidariedade, igualdade e
humanidade. Reforçamos ainda a importância do curso de Educação Física ter como
objeto de estudo a cultura corporal tendo como eixo articulador do conhecimento
a prática social na realidade Amazônica.
E que esta iniciativa de extensão
possa contribuir na consolidação da identidade do/a professor/a que está sendo
formado/a sendo aliada na sólida formação teórica de base multidisciplinar e
interdisciplinar na perspectiva da formação omnilateral e na unidade entre
teoria/prática.
Este projeto apresenta uma
possibilidade para pensar e materializar práticas integradoras dentro da
Faculdade de Educação Física/ICED/UFPA, integrando o ensino, pesquisa e
extensão nas suas ações formativas.
Objetivo geral
Propiciar momentos de formação
inicial e continuada aos/as acadêmicos/as do Curso de Licenciatura em Educação
Física e Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA/FEF/FAED, professores/as
da rede pública estadual/municipal e comunidade em geral tendo em vista
refletir, aprofundar e difundir o debate referente a temas que dialogam sobre a
Educação e Cultura corporal.
Objetivos específicos
Fomentar momentos de debates e
reflexões articulados ao ensino, pesquisa e extensão tendo como tema central a
Educação e Cultura Corporal;
- Incentivar a vivência da
reflexão e debate sobre as possibilidades pedagógicas no trato do conhecimento
da Educação, Educação Física e Cultural corporal na comunidade discente e
docente da UFPA e demais agentes envolvidos, através dos conhecimentos
produzidos nas disciplinas do Curso;
- Ampliar a troca de experiência
entre professores/as da rede pública estadual e municipal junto aos
acadêmicos/as do município de Belém/PA, oportunizando um ponto de encontro
entre acadêmicos/as das universidades e escolas locais, que dialogam sobre a
perspectiva da formação de professores/as na Região Amazônica, estreitando o
relacionamento entre acadêmicos/as da UFPA, professores/as e demais
instituições.
- Aproximar o contato e troca de
experiências entre os/as acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação
Física e Pedagogia – campus UFPA Guamá e acadêmicos/as do Parfor ligados ao
programa de formação de professores/as em Educação Física.
- Socializar o conhecimento
produzido através dos estudos realizados pelo coletivo de professores/as da FEF
e FAED;
- Articular a parceria com a
Universidade Federal do Amapá (Colegiado do Curso de Educação Física) tendo
como instrumento de divulgação/socialização do conhecimento a Revista Online
Educação Física do Norte para possíveis publicações dos debates /
sistematizações das reflexões construídas/vivenciadas no Projeto.
Metodologia
Este projeto tem como abordagem
metodológica os seguintes tempos pedagógicos:
- Organização, planejamento e
estruturação do projeto e espaços onde acontecerão os momentos de diálogos.
- Aproximação do diálogo com as
redes de ensino municipal e estadual para levantamento das temáticas, bem como
organizar as ações articuladoras junto aos professores/as de Educação Física;
- Aproximação do coletivo de
professores da FEF para ações articuladoras na perspectiva interdisciplinar
junto aos temas desenvolvidos nas disciplinas semestrais.
A perspectiva deste trabalho
envolve encontros presenciais internos e externos à Universidade, sendo a
duração de cada encontro dialogada conforme a necessidade da temática e dos/as
envolvidos/as, apresentando as seguintes estratégias de metodológicas:
exposição dialogada, com palestras e/ou mesas redondas, jornadas pedagógicas,
colóquios, abrangendo a vivência pedagógica dos debates, assistência à filmes,
análises coletivas e individuais, realização de oficinas, mini-cursos, dentre
outros.
Metas
- Alcançar a participação/envolvimento
do quantitativo de 300 (duzentos e cinquenta) participantes, entre discentes,
professores/as da rede pública estadual e municipal, docentes da UFPA e demais
instituições locais.
- Sistematizar as palestras/mesas
redondas/oficinas/mini-curso na perspectiva de organizar
escriturações/filmagens dos/as palestrantes sobre os temas desenvolvidos nas
séries, tendo como síntese do trabalho: organização de um livro sobre a
experiência, publicações em revistas da área e/ou a criação de um DVD sobre a
Série.
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