Identificação do Projeto
Titulo
EDUCAÇÃO FÍSICA E AÇÕES
INTERDISCIPLINARES: QUALIFICANDO METODOLOGIAS E A PRÁTICA DOCENTE NA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ A PARTIR DO NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Coordenadora: Lucília da Silva Matos
Unidade: Instituto de
Ciências da Educação
Justificativa
A necessidade que motivou a criação deste projeto nasceu de iniciativas
já constituídas pelo coletivo de professores do Curso de Licenciatura em
Educação Física, Campus Guamá da Universidade Federal do Pará, através de ações
elaboradas nos encontros semestrais de planejamento do curso, a partir de 2008,
tendo como objetivo central a realização de ações interdisciplinares entre os
semestres do ano letivo junto com os acadêmicos do curso. Paralelo a estas
ações, foram articulados processos de avaliação do Projeto Pedagógico do Curso
de Educação Física (PPC/2006) e consequentemente gerando espaços coletivos para
a análise e reflexão do referido PPC, culminando com o movimento acadêmico para
a reformulação e construção do novo PPC, que entrará em vigor a partir dos anos
2012/2013.
Nesta perspectiva, o Projeto em tela busca ser uma ferramenta para
instrumentalizar, por via da Prática Docente, a criação de novas metodologias a
fim de afirmar práticas interdisciplinares permanentes no Curso de Educação
Física, com intuito de tornar realidade o que está previsto no novo PPC com o
desafio de ser uma referência na formação dos professores do Curso de Educação
Física da UFPA/Campus Guamá.
Partimos do pressuposto, que nos dias atuais, dado as grandes
transformações ocorridas na sociedade, faz-se necessário para leitura e
intervenção crítica desta, entendê-la em sua complexidade, sendo imprescindível
a superação do conhecimento fragmentado que, como nos informa Japiassu (2006)
leva a uma visão míope da realidade, a partir de conhecimentos estanques os
quais contradizem o sentido múltiplo e diverso da condição humana. Nesse
sentido, faz-se necessário religar os conhecimentos que artificialmente foram
separados com objetivo de emudecer, isolar e reduzir o seu processo de
construção. Para Frigotto (2008) a interdisciplinaridade deve ser apreendida
enquanto uma necessidade, como um imperativo histórico e como um problema a ser
desvendado.
A questão da interdisciplinaridade, ao contrário do que se tem
enfatizado, especialmente no campo educacional, não é, sobretudo uma questão de
método de investigação e nem de técnica didática, ainda que se manifeste
enfaticamente neste plano. Vamos sustentar que a questão da interdisciplinaridade
se impõe como necessidade e como problema fundamentalmente no plano material
histórico-cultural e no plano epistemológico (FRIGOTTO, 2008, p. 42).
Nesta perspectiva, a dimensão interdisciplinar que deve estar presente no
processo ensino-aprendizagem necessariamente deve vir “inundada” pelo diálogo,
convívio democrático e plural, pressupostos fundamentais para a superação da
junção artificial e burocrática de disciplinas e do trabalho isolado entre
professores. A interdisciplinaridade possibilita a troca crítica e criativa
entre conhecimentos de diferentes campos, concepções teóricas e ideológicas e
soma desta forma para a construção de práticas democráticas no interior da
Universidade (FRIGOTTO, 1992).
Tal concepção coloca em questão a necessidade da construção de
metodologias inovadoras, envolvendo práticas de ensino, pesquisa e extensão
articuladas à Escola de Aplicação da UFPA e/ou outras Instituições do Sistema
Público de Ensino do Pará sendo estas metodologias referências para a prática
docente na formação de professores em Educação Física, produzindo saberes
articulados à realidade Amazônica.
O projeto visa estimular e instrumentalizar as ações interdisciplinares a
serem realizadas para o período dos anos 2012 e 2013 no curso de licenciatura
em Educação Física, subsidiando o trabalho pedagógico entre os professores do
curso, qualificando a formação acadêmico-profissional dos bolsistas e da
comunidade em geral envolvida nas ações de ensino, pesquisa, extensão, bem como
materializando ações que possam contribuir com a qualificação do atual Projeto
Pedagógico, através do que chamamos de eixos integradores semestrais, que são:
a) Eixo 1: Educação Física e produção de conhecimento: o eixo consiste em
apresentar conhecimentos que embasam teoricamente a formação do professor de
Educação Física no que tange a relação com a pesquisa e a produção do conhecimento
dentro dos aspectos históricos, filosóficos e pedagógicos;
b) Eixo 2: Educação Física e cultura: este eixo consiste em ampliar o
trato com conhecimento que delimitam a atuação do professor de Educação Física,
na perspectiva de possibilitar a compreensão de fatores culturalmente
determinados como conhecimentos identificadores da área de atuação;
c) Eixo 3: Educação Física e Qualidade de Vida: consiste em analisar e
propor possibilidades no campo da Educação Física e Saúde, tendo como
compreensão de que a saúde não se enquadra como objeto específico de um campo
de conhecimento, e sim como fenômeno articulado a diferentes saberes como saúde
coletiva, fisiologia, sociologia, antropologia, entre outros;
d) Eixo 4: Educação Física e Práticas Pedagógicas: consiste em
contextualizar e problematizar a realidade sócio-educacional pela análise de
conjuntura das questões que estruturam a organização escolar, a fim de
aproximar o discente da relação concreta da prática pedagógica;
e) Eixo 5: Educação Física na Ed. Infantil e no Ensino Fundamental:
consiste em apresentar e intervir na realidade da organização geral da escola e
da educação física, no que se refere ao planejamento, ensino, gestão, projeto político-pedagógico
e currículo da Ed.Infantil e Ensino Fundamental;
f) Eixo 6: Educação Física no Ensino Médio: consiste em apresentar e
intervir a realidade da organização geral da escola e da educação física, no
que se refere ao planejamento, ensino, gestão, projeto político-pedagógico e
currículo do Ensino Médio;
g) Eixo 7: Educação Física em espaços não escolares: este eixo consiste
em conhecer e intervir na realidade da Educação Física em espaços não escolares,
a partir da problematização da inclusão de pessoas com deficiência/necessidades
especiais oriundos dos campos de atuação com projetos de esporte, lazer e de
treinamento desportivo;
h) Eixo 8: Educação Física e Pessoas com Deficiência: consiste conhecer,
problematizar e intervir no campo da Educação Física, Esporte e Lazer
considerando as diferenças em seus múltiplos sentidos identitários de sujeitos
posicionados nas suas classes sociais, econômicas, culturais, de raça/etnia,
gênero, religiosidade, com necessidades especiais, etc., e que produzem e são
produzidas na inclusão/exclusão. (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO
FÍSICA, 2011).
Acreditamos que o presente projeto possa contribuir para a formação de
profissionais em Educação Física comprometidos com o processo de transformação
da realidade da Educação na Amazônia e no Brasil, para um trabalho integrado e
coletivo no curso de Educação Física resultando em construção de ações
interdisciplinares que levem docentes e discentes às práticas pedagógicas nos
campos escolares e não escolares a partir de uma postura crítica e reflexiva da
realidade social.
Objetivo Geral
Estimular os professores do Curso de Educação Física à criação de novas
metodologias por meio de práticas interdisciplinares permanentes no Curso de
Educação Física, com intuito de tornar realidade o que está previsto no novo Projeto
Pedagógico do Curso, para que este seja uma referência na formação de
professores nos campos escolares e não escolares na produção de saberes
articulados à realidade Amazônica.
Objetivo Específico
- Incentivar a construção dos planos de ensino semestrais a partir da
perspectiva interdisciplinar por meio do ensino, pesquisa e extensão;
- Qualificar a dimensão interdisciplinar presente no Projeto Pedagógico do
Curso;
- Construir parâmetros avaliativos permanentes para o acompanhamento do
novo Projeto Pedagógico do Curso no que tange as ações interdisciplinares;
- Estimular a criação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso;
- Realizar estudos e pesquisas sobre os eixos integradores e suas
conexões com as disciplinas dos semestres;
- Desenvolver ações de culminância avaliativa, tendo como referência o
eixo integrador de cada semestre, envolvendo práticas de ensino, pesquisa e
extensão.
Estratégia
- Realização de um seminário inicial com os professores e representantes
discentes para a apresentação do projeto e planejamento das atividades e
constituição de um calendário de trabalho para o semestre;
- O processo de formação continuada dos professores do Curso será
realizado em dois momentos:
a) Tempo pedagógico “Pensar o Projeto”: Momento para planejar e avaliar
as atividades pedagógicas da ação interdisciplinar, sendo duas vezes ao
semestre;
b) Realização de dois encontros de formação continuada ao ano envolvendo
professores e alunos do Curso;
- Serão realizadas ações de culminância avaliativa, tendo como referência
o eixo integrador de cada semestre, envolvendo práticas de ensino, pesquisa e
extensão, por meio de seminários científicos, festivais esportivos e de lazer,
pesquisas de campo, oficinas, entre outros, articulado à Escola de Aplicação da
UFPA e/ou outras Instituições do Sistema Público de Ensino do Pará;
- Elaboração de instrumentos avaliativos para o acompanhamento do novo
Projeto Pedagógico do Curso, a partir da constituição do Núcleo Docente
Estruturante (NDE);
- Os eixos integradores serão organizados de modo que a cada semestre
tenha como suporte uma das temáticas. No primeiro semestre de 2012 teremos a
primeira turma (calouros) do novo PPC, que trabalhará com o eixo 1, enquanto
que as demais turmas (3º,5º e 7º semestres) vivenciarão as práticas
interdisciplinares a partir dos eixos de referência de seus respectivos semestres.
No segundo semestre de 2012 trabalharemos os eixos dos 2º, 4º, 6º e 8º semestres
(somente a turma do 2º semestre pertence ao novo PPC). No primeiro semestre de
2013 teremos duas turmas que trabalharão com novo PPC, com os eixos 1 e 3
respectivamente, tendo o 5º e 7º semestres do antigo PPC, trabalhando com os
eixos 5 e 7. Já no segundo semestre de 2013, teremos duas turmas com o novo
PPC, trabalhando com os eixos 2 e 4, tendo o 6º e 8º semestres do antigo PPC
trabalhando com os eixos 6 e 8.
- Fomentar através dos encontros dos docentes por semestre a criação e
sistematização de ações metodológicas inovadoras;
- A partir da sistematização dos relatórios anuais, será elaborado e
publicado um livro sobre a experiência do projeto, que servirá como suporte
para a realização de novas atividades acadêmicas.
Resultados Esperados
- Planos de Cursos planejados a partir da perspectiva interdisciplinar;
- Ensino, pesquisa e extensão fortalecidos a partir do trabalho integrado
entre os professores do Curso;
- Criação do Núcleo Docente Estruturante do Curso;
- Projeto Pedagógico de Curso avaliado a cada ano pelo Núcleo Docente
Estruturante do Curso;
- Fortalecimento do trabalho interdisciplinar presente no Projeto
Pedagógico do Curso;
- Parâmetros avaliativos construídos para acompanhamento do novo Projeto
Pedagógico do Curso no que tange às ações interdisciplinares;
- Estudos e pesquisas sobre os eixos integradores e suas conexões com as
disciplinas dos semestres realizadas;
- Ações de culminância avaliativas desenvolvidas a partir dos eixos
integradores de cada semestre, envolvendo práticas de ensino, pesquisa e
extensão;
- Qualificação acadêmica dos professores e estudantes do curso;
- Professores e acadêmicos do Curso comprometidos com a prática docente
crítica e criativa nos espaços escolares e não escolares;
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