segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que são os JOGOS INTERNOS DA UFPA organizado pelo Grupo LACOR?

No campus da Universidade Federal do Pará/guamá é crescente a demanda por atividades de Esporte, Lazer e Cultura. Essa demanda faz-se expressa na solicitação diária de discentes para utilização do ginásio de esportes do Campus Básico, da área recreativa do prédio do “vadião” e também no significativo número de cursos e de discentes participantes dos Jogos Internos de 2009. Existe também a procura de discente por outras atividades culturais voltadas ao lazer, à expressão corporal, à dança, às vivências lúdicas, e atividades afins, manifestações que são objeto de estudos do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Corporal, Educação, Arte e Lazer (LACOR) da Faculdade de Educação Física (FEF).
Assim, se por um lado a demanda por tais vivências em nossa IES é crescente e diversa, por outro, é pequena as ações sistemáticas de esporte, lazer e cultura na UFPA, tanto nos Campus básico e profissional como no campus III (espaço adequado para diversas atividades corporais, mas que necessita de uma ampla revitalização).
       Neste sentido a proposta do III Jogos Internos/11, que inclui o II Festival de Esporte, Lazer e cultura da UFPA, implica na resignificação da forma que então era adotada os jogos internos desta instituição. Para isso, a perspectiva da Cultura Corporal (COLETIVO DE AUTORES, 2007), apresentada pelo LACOR como pressuposto filosófico e metodológico para realização deste evento tem a intenção de colaborar com esse processo de transformação. Ao propor um outro formato para os jogos, a LACOR/FEF em conjunto com a PROEX, o DCE e os CA´s compromete-se em implantar, fomentar e coordenar ações próprias do universo aqui apresentado, tendo como pressuposto e eixo norteador um conjunto de políticas compromissadas com a formação crítica e cidadã, a ampla participação e a prática lúdica promovida pelas vivências esportivas e pelas práticas lúdico-culturais propostas para o evento.

3 comentários:

  1. Mostrando experiências de que há como ressignificar a prática esportiva. É díficil, mas não é possível.

    ResponderExcluir
  2. Nossa boa narrativa sobre os jogos espero que depois de lerem isso os universitarios vejam os jogos com outros olhos.

    ResponderExcluir