quinta-feira, 8 de novembro de 2012


PROJETO SÉRIE DE DIÁLOGOS


CICLO DE OFICINAS SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS INDÍGENAS


          Dando continuidade as atividades de extensão o Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer (LACOR) da Universidade Federal do Pará, realizará o segundo encontro do Ciclo de Oficinas sobre Práticas Corporais Indígenas, com a temática Jogos Indígenas (Fase I), nos dias 09 e 10 de Novembro na UFPA - Campus Guamá. A referida ação tem como objetivos promover o reconhecimento e valorização da cultura indígena entre os alunos indígenas, servidores e alunos não indígenas da UFPA; Oportunizar espaços de produção de conhecimento pelos alunos indígenas através da realização de oficinas contribuindo para o fortalecimento de sua autodeterminação e construção de espaços que dialoguem sobre a diversidade cultural da Amazônia.
             As oficinas integram as atividades do Projeto de Extensão Série Diálogos sobre a Cultura Corporal e Educação, um dos projetos de extensão do Grupo LACOR, da Faculdade de Educação Física (FEF) e estar articulada à disciplina Estudos Sociológicos da Motricidade Humana, ministrada pela Profa Ms Maria da Conceição dos S. Costa, também coordenadora do Projeto. A intenção é de conhecer, reconhecer e socializar os conhecimentos sobre a prática dos Jogos Indígenas a partir da Cultura das Etnias Tembé, Karajá, Gaviao-Parkatêjê e Kaingang, sendo ministradas por alunos indígenas da UFPA. No mês de dezembro realizaremos a Fase II da temática Jogos Indígenas, com o envolvimento de outros alunos indígenas e demais etnias, socializando entre alunos indígenas, demais acadêmicos e comunidade em geral a história, os sentidos e significados dos jogos indígenas para nossa Cultura. Esta ação tem fortalecido as atividades acadêmicas dos alunos indígenas integrantes da Associação dos Estudantes indígenas da UFPA (APYEUFPA), que tem contado com o apoio e esforços do presidente da associação Edimar Fernandes para a sua realização.

As oficinas irão acontecer no dia 09/11 no Ginásio de Esportes da UFPA (Campus Básico do Guamá, em frente ao portão 2), sendo realizadas no período de 9h-12h e no período de 15h-18h e no dia 10/11 (pela manhã) no período de 9h-12h no Campus III da UFPA, em frente ao terceiro portão da UFPA.