quarta-feira, 31 de agosto de 2011

III Jogos Internos da UFPA organizado pelo Grupo LACOR


Está chegando a hora! O III Jogos Internos da UFPA estão com as inscrições abertas!

FIQUE ATENTO AO CALENDÁRIO:

INSCRIÇÕES
22 de agosto a 12 de Setembro de 2011
LOCAL: Ginásio de Esportes da UFPA e Sala do LACOR / ICED

CONGRESSO TÉCNICO
16 de setembro de 2011
HORA: 10h00
LOCAL: Ginásio de Esportes da UFPA

INÍCIO DOS JOGOS
19 de Setembro

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Comprovante de matrícula
Documento com foto

Contato: 3201-8677 (Sala do LACOR)

I PRÉ - CONBRACE 2011 / PARÀ



Com o objetivo de proporcionar o debate em torno do tema “Ciência e compromisso social: implicações na/da Educação Física e Ciências do Esporte”, assim como democratizar os trabalhos de professores, estudantes e pesquisadores do estado do PA que se farão presentes no CONBRACE 2011, fortalecendo a cultura dos eventos científicos em nosso Estado, além de valorizar nossas pesquisas científicas, o I PRÈ -CONBRACE acontecerá no próximo dia 02 de setembro no auditório Profissional da UFPA.

PROGRAMAÇÃO:
14h00 - MESA DE APRESENTAÇÃO
14h30 - Mesa II: “Ciência & Compromisso Social: Implicações na/da Educação Física e Ciências do Esporte” (Temática do CONBRACE) Convidada: Prof ª Drª Lucília Matos
15h30 - Cooffe-Breack 15h50 Apresentação de Trabalhos aprovados no CONBRACE
17h30 - Apresentação da Carta do Norte da Educação Física
18h00 - CULTURAL (Grupo de Carimbó SANCARI)


REALIZAÇÃO: SECRETARIA ESTADUAL CBCE - PARÁ
APOIO: Grupo LACOR

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que são os JOGOS INTERNOS DA UFPA organizado pelo Grupo LACOR?

No campus da Universidade Federal do Pará/guamá é crescente a demanda por atividades de Esporte, Lazer e Cultura. Essa demanda faz-se expressa na solicitação diária de discentes para utilização do ginásio de esportes do Campus Básico, da área recreativa do prédio do “vadião” e também no significativo número de cursos e de discentes participantes dos Jogos Internos de 2009. Existe também a procura de discente por outras atividades culturais voltadas ao lazer, à expressão corporal, à dança, às vivências lúdicas, e atividades afins, manifestações que são objeto de estudos do  Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura Corporal, Educação, Arte e Lazer (LACOR) da Faculdade de Educação Física (FEF).
Assim, se por um lado a demanda por tais vivências em nossa IES é crescente e diversa, por outro, é pequena as ações sistemáticas de esporte, lazer e cultura na UFPA, tanto nos Campus básico e profissional como no campus III (espaço adequado para diversas atividades corporais, mas que necessita de uma ampla revitalização).
       Neste sentido a proposta do III Jogos Internos/11, que inclui o II Festival de Esporte, Lazer e cultura da UFPA, implica na resignificação da forma que então era adotada os jogos internos desta instituição. Para isso, a perspectiva da Cultura Corporal (COLETIVO DE AUTORES, 2007), apresentada pelo LACOR como pressuposto filosófico e metodológico para realização deste evento tem a intenção de colaborar com esse processo de transformação. Ao propor um outro formato para os jogos, a LACOR/FEF em conjunto com a PROEX, o DCE e os CA´s compromete-se em implantar, fomentar e coordenar ações próprias do universo aqui apresentado, tendo como pressuposto e eixo norteador um conjunto de políticas compromissadas com a formação crítica e cidadã, a ampla participação e a prática lúdica promovida pelas vivências esportivas e pelas práticas lúdico-culturais propostas para o evento.